Serviços

Nossos Principais Serviços

However venture pursuit he am mr cordial. Forming musical am hearing studied be luckily.

Treinamentos

Treinamentos

Treinamentos em diversas áreas empresariais. Capacitação para atividades e operações seguras no trabalho em atendimento as
Normas Regulamentadoras do MTE.

Engenharia Química

Engenharia Química

Tratamento de Águas Industriais.
Tratamento de Esgoto e Efluentes.
Montagem de Laboratório de Controle de Qualidade.
Gestão de Produtos Químicos.
Tratamento e Análises de Água de Caldeira.

Consultoria e Assessoria em Segurança do Trabalho

Consultoria e Assessoria em Segurança do Trabalho

Consultoria e Assessoria forma personalizada conforme a necessidade do cliente,
em Engenharia de Segurança do trabalho, Engenharia Química, nossa empresa tem como principal objetivo
prevenir a ocorrência de acidentes que podem prejudicar a saúde dos colaboradores e gerar perdas
significativas de produção para o estabelecimento.

Laudos e Análises

Laudos e Análises de Riscos

Laudos e análises de riscos são realizados por empresas de engenharia para avaliar os riscos associados a um projeto ou atividade. Esses documentos são usados para identificar possíveis perigos e determinar as medidas necessárias para minimizar ou eliminar esses riscos. A análise de risco é uma das etapas do processo de gerenciamento de riscos das empresas que consiste na avaliação da probabilidade de um perigo ocorrer e no cálculo de seu possível impacto e prejuízo para a corporação. A apreciação de riscos é o processo completo que compreende a análise de risco e a avaliação de risco.

É um documento que autoriza a realização de uma tarefa ou atividade em um ambiente de trabalho considerado perigoso. Ela identifica os riscos associados à tarefa ou atividade e as medidas de segurança necessárias para minimizar ou eliminar esses riscos.

 Ela é um estudo prévio de uma atividade, feito para mapear e identificar possíveis riscos ou falhas naquilo que se deseja realizar dentro da organização. Visando, assim, prever possíveis danos e evitar acidentes ocupacionais. Essa análise deve ser realizada antes de iniciar qualquer nova tarefa. Assim, com os riscos já conhecidos, é possível adotar medidas de segurança para evitá-los de forma eficiente.

O LTCAT (Laudo Técnico das Condições de Trabalho) é uma exigência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para validar o direito à aposentadoria especial,

O PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) é um documento obrigatório, de responsabilidade das empresas, que indica as condições do ambiente de trabalho e relata as condições de saúde dos colaboradores. O PPP serve para garantir o direito do trabalhador junto à previdência social e assegurar as empresas, evitando ações judiciais indevidas.

GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais), um processo que as empresas devem necessariamente implantar em suas diferentes operações. Na verdade, o GRO é um elenco de ações que precisam ser tomadas com vista à prevenção e ao gerenciamento dos riscos no trabalho.

A Anotação de Responsabilidade Técnica, ou simplesmente ART, é o instrumento de definição dos encarregados de uma obra ou serviço de Engenharia. A ART garante ao consumidor ou ao cliente que o profissional contratado está realmente habilitado a realizar a obra ou o trabalho para o qual foi chamado a realizar. Para o profissional, a ART garante o direito de autoria sobre o projeto.

O RAT (O Risco Ambiental do Trabalho) é levado a efeito por meio da aplicação de alíquotas crescentes nas diferentes situações observadas conforme aumenta a intensidade dos riscos envolvidos com a atividade da empresa. Nesse caso, a porcentagem fica da seguinte forma:

  • Companhias em que as atividades gerem risco mínimo deverão contribuir com a alíquota de 1%;
  • Empresas cuja função apresente risco médio deverão arcar com a alíquota de 2%;
  • Empresas cuja atividade leva ao risco grave deverão contribuir com a alíquota de 3%.

Além disso, nos casos em que a exposição a agentes nocivos garanta o direito de aposentadoria especial, as alíquotas aumentam para 6%, 9% e 12%, de acordo com o tempo de contribuição que dá o direito a esse modelo de aposentadoria. Por outro lado, a alíquota pode ser reduzida se a organização programar boas práticas para promover a Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Isso resulta da aplicação do o FAP (Fator Acidentário de Prevenção), que atua como um agente de multiplicação para o RAT, variando de 0,5% a 2%, considerando os resultados da empresa sobre questões de SST.

O Plano de Rigging é obrigatório em atividades que envolvam o içamento de cargas, devido ao seu alto grau de risco de acidentes. O içamento de cargas é uma atividade que envolve um alto grau de risco de acidentes, com potencial fatal no caso de vítimas. As atividades que envolvem o içamento, transporte ou movimentação de carga deve ser sempre realizado por profissionais capacitados e com o acompanhamento da equipe de segurança do trabalho.

Apreciação de Riscos NR12 de acordo com a NBR 12.100, no documento da NR12 as apreciações de risco são definidas como “um processo completo de compreensão da análise e avaliação de risco”. Então, basicamente, trata-se de uma etapa onde serão descritos todas as medidas e métodos, buscando a mitigação de riscos identificados de uma máquina.

Segurança em Obras, A implementação de medidas de segurança do trabalho em obras é um processo que deve ser analisado com cuidado por todos os envolvidos na gestão do projeto. São diferentes normas técnicas, legislações trabalhistas e demais aspectos que podem estar envolvidos em suas determinações e aplicaçõ

Linha de Vida NR 35, também chamada de Linha de Ancoragem, é o sistema de ligação que dá sustentação aos trabalhadores que estarão trabalhando em altura. Ela pode ser de corda, cabo de aço ou outro material de alta resistência, que será usado para receber os talabartes e trava-quedas  conectados nela.

Ela é considerada um Equipamento de Proteção Coletiva (EPC), pois pode ser utilizada por mais de um profissional simultaneamente.

AS linhas de vida horizontais deverão ser concebidas, instaladas e usadas sob a supervisão de uma pessoa qualificada, como parte de uma completa sistema anti-queda pessoal projeto deve considerar um fator de segurança de pelo menos 5 (FS=5) para dimensionamento dos cabos de aço pois segundo a NR 18  item 18.16.2.1 – Os cabos de aços devem ter carga de ruptura equivalente a, no mínimo, 5 (cinco) vezes a carga máxima de trabalho a que estiverem sujeitos e resistência à tração de seus fios de, no mínimo, 160 kgf/mm2 (cento e sessenta quilogramas-força por milímetro quadrado). (Incluído pela Portaria SIT n.º 13, de 9 de julho de 2002).

SR Engenharia

Home

Quem Somos

Serviços

Política de Privacidade

Contato

Atendimento em Todo Território Nacional

Acompanhe nossas Redes Sociais

SR Engenharia © 2023 –  Desenvolvido por Vbest – Web & Design

×